Aviso para as escolas que perderam o prazo para cadastrar ciclos e/ou alunos
Portal do Governo Brasileiro

Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica

O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. Esse sistema é pioneiro e, portanto, inovador no País por disponibilizar, mensalmente, informações [+]

Veja mais [+]
PrincipalNotíciasInformações e avisosAviso para as escolas que perderam o prazo para cadastrar ciclos e/ou alunos

Criação de ciclos ou cadastro de alunos fora do prazo (MATRÍCULAS EXTEMPORÂNEAS)

Os ciclos devem ser criados e os alunos cadastrados até o dia 25 do mês subsequente, por exemplo, caso as aulas na sua escola tenham iniciado em janeiro/2013, independentemente do dia do mês, o ciclo deve ser cadastrado até o dia 25 de fevereiro de 2013. Portanto, caso o usuário tente cadastrar um ciclo fora do prazo o sistema dará a mensagem "Não é possível cadastrar Ciclo de Matrícula para Período em status Consolidado", conforme imagem neste link.

Neste caso a unidade de ensino tem direito a duas oportunidades por ano para desconsolidar o período, ou seja, reabrir o sistema para que consiga efetuar a criação do ciclo. Portanto, recomendamos planejar adequadamente o trabalho para não desperdiçar as oportunidades de deixar o sistema em dia.
Para a gestão do Sistec efetuar esta reabertura do sistema é necessário que o representante da escola nos envie dois documentos:
1)    Requerimento de solicitação extemporânea: preencha (dados da escola, meses e ano desejados, número de alunos a cadastrar e etc), imprima e assine o requerimento que pode ser obtido no link a seguir: REQUERIMENTO EM TEXTO;

2)    O ato autorizativo do curso técnico é documento emitido pelo órgão validador do seu estado (normalmente o Conselho Estadual de Educação ou a Secretária Estadual de Educação) que autoriza o funcionamento do seu curso técnico.

Depois de posse desses dois documentos é necessário abrir uma demanda no link a seguir. Abertura de Demanda

Depois clique em Ciclo de matrículas, na próxima tela em:

(1) "*Tipo de Demanda" selecione Envio de Documentos; e no campo

(2) "*DESCRIÇÃO" escreva: Solicitação de abertura extemporânea, conforme requerimento e ato autorizativo em anexo.

Preencher os DADOS DE IDENTIFICAÇÃO (3) e depois clique em CLIQUE AQUI PARA ANEXAR DOCUMENTO (4), anexe os dois documentos mencionados e por fim clique em "Salvar" (5). Conforme imagem neste link. Com este procedimento será gerado um número de protocolo e a demanda poderá ser atendida em até cinco dias úteis.

OBSERVAÇÃO: Caso a sua unidade de ensino já tenha utilizado as duas aberturas extemporêneas e mesmo assim os dados continuem desatualizados. Deve-se criar os ciclos e/ou cadastrar os alunos com os meses vigentes (corrente e anterior), esta situação demonstrará que a escola teve dificuldade de manter o sistema em dia, entretanto os alunos cadastrados neste contexto não serão prejudicados.

Para maiores informações enviar mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal