Matrículas Extemporâneas
Portal do Governo Brasileiro

Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica

O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. Esse sistema é pioneiro e, portanto, inovador no País por disponibilizar, mensalmente, informações [+]

Veja mais [+]
PrincipalDestaqueMatrículas Extemporâneas

Criação de ciclos ou cadastro de alunos fora do prazo (MATRÍCULAS EXTEMPORÂNEAS)

Os ciclos devem ser criados e os alunos cadastrados até o dia 25 do mês subsequente, por exemplo, caso as aulas na sua escola tenham iniciado em janeiro/2013, independentemente do dia do mês, o ciclo deve ser cadastrado até o dia 25 de fevereiro de 2013. Portanto, caso o usuário tente cadastrar um ciclo fora do prazo o sistema dará a mensagem "Não é possível cadastrar Ciclo de Matrícula para Período em status Consolidado", conforme imagem neste link.

 


 

Neste caso a unidade de ensino tem direito a duas oportunidades por ano para desconsolidar o período, ou seja, reabrir o sistema para que consiga efetuar a criação do ciclo. Portanto, recomendamos planejar adequadamente o trabalho para não desperdiçar as oportunidades de deixar o sistema em dia.
Para a gestão do Sistec efetuar esta reabertura do sistema é necessário que o representante da escola nos envie dois documentos:
1)    Requerimento de solicitação extemporânea: preencha (dados da escola, meses e ano desejados, número de alunos a cadastrar e etc), imprima e assine o requerimento que pode ser obtido no link a seguir: REQUERIMENTO EM TEXTO;


2)    O ato autorizativo do curso técnico é documento emitido pelo órgão validador do seu estado (normalmente o Conselho Estadual de Educação ou a Secretária Estadual de Educação) que autoriza o funcionamento do seu curso técnico.

 

Depois de posse desses dois documentos é necessário enviar uma mensagem no seguinte link http://sitesistec.mec.gov.br/fale-conosco solicitando abertura extemporânea para o cadastro de ciclos.

 

Com este procedimento será gerado um número de protocolo e enviado para o seu e-mail e a demanda poderá ser atendida em até cinco dias úteis.

 

OBSERVAÇÃO: Caso a sua unidade de ensino já tenha utilizado as duas aberturas extemporâneas e mesmo assim os dados continuem desatualizados. Deve-se criar os ciclos e/ou cadastrar os alunos com os meses vigentes (corrente e anterior), esta situação demonstrará que a escola teve dificuldade de manter o sistema em dia, entretanto os alunos cadastrados neste contexto não serão prejudicados.

 

Para maiores informações enviar mensagem para http://pronatec.mec.gov.br/fale-conosco

 

 

 

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal